Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Bolsonaro e uma nova mutação do discurso político no Brasil: Estudo de caso das publicações no Twitter de Jair Bolsonaro na eleição presidencial Brasileira de 2018
XI Congresso Português de Sociologia. Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Bolsonaro and a new mutation of political discourse in Brazil: A case study of Jair Bolsonaro's Twitter posts in the 2018 Brazilian presidential election
Abstract/Resumo
Este ensaio, com base na pesquisa realizada em Neto (2019), busca correlacionar as características tradicionais do discurso político brasileiro, nas principais candidaturas presidenciais, com base nos apontamentos de Sargentini
(2017), e o discurso adotado por Jair Bolsonaro em sua conta oficial de Twitter, durante as eleições de 2018. A partir das definições de discurso político propostas por Mulderrig, Montessori & Farrelly (2019) e Courtine (2014) e das proposições de van Djick (2017) e Pêcheux (2014), realizou-se uma Análise Crítica do Discurso, onde as publicações foram classificadas em categorias temáticas e os textos das categorias mais acionadas foram interpretados à luz do contexto sócio-político, das características do sujeito-político e do programa político-ideológico da candidatura. Concluiu-se que as características encontradas nas publicações de Jair Bolsonaro são diferentes das do discurso político brasileiro tradicional, levantando a hipótese de um novo processo de mutação do discurso político brasileiro.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Discurso político,Twitter,Análise crítica do discurso,Bolsonaro
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais