Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Como estão as famílias de classe média a lidar com a crise?: um olhar focalizado sobre a reconfiguração dos estilos de vida das famílias com crianças
Atas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
A comunicação focaliza-se nas reconfigurações de práticas de consumo e estilos de vida das famílias
com crianças, tendo por referência um momento de retração das condições sociais e económicas. Este
segmento familiar é particularmente sensível no momento de agudização das desigualdades sociais no
acesso a bens e a recursos de natureza económica, social e cultural. Contrariando, em parte, algumas
das visões – veja-se as abordagens de Ulrich Beck, Anthony Giddens, Zygmunt Bauman – que
subavaliam a importância da noção de classe social para explicar alguns dos processos sociais mais
relevantes que hoje estamos a viver, o certo é que tomam a classe média como um dos protagonistas
mais centrais e implicados em tais transformações. Aqui pretende-se desenvolver um entendimento de
“classe média”, em termos dos seus principais traços socioeducacionais e socioprofissionais mais
distintivos e tendo por base as suas condições de vida e orientações de consumo. Esta proposta terá
como referente empírico os resultados de um inquérito (online) aos rendimentos e consumos das
famílias de classe média em Portugal, promovido no CIES-IUL, e desenvolvido no quadro do Projeto
“Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade
de vida”.
Acknowledgements
--
Keywords
Famílias com crianças e jovens,Crise,Classe média,Consumos,Estilos de vida
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
PEst-OE/SADG/UI3126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |