Artigo em revista científica Q4
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
Ana Paula Lazzaretti de Souza (De Souza, A. P. L.); Luciana Dutra-Thomé (Dutra-Thomé, L.); Eva Schiro (Dei Schiró, E. D. B.); Camila de Aquino Morais (De Aquino Morais, C.); Sílvia Helena Koller (Koller, S. H.);
Título Revista
Paidéia (Ribeirão Preto)
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2025-12-10 17:51)

Ver o registo na Scopus


: 0.8
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2025-11-30 10:21)

Ver o registo no Overton

Abstract/Resumo
Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Métodos,Desenvolvimento do adolescente,Educação,Direitos humanos
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais