Autor de livro
Descobrindo o Potencial do ChatGPT em sala de aula: um guia para professores e alunos
Adriana Rosa (Rosa, A.);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Com este livro, os autores, especialistas envolvidos nestas áreas temáticas e educacionais dos tempos modernos, pretendem partilhar com colegas e alunos, e a sociedade em geral, o potencial associado ao ChatGPT para o desenvolvimento educacional num contexto da transição digital, onde o ser humano, por um lado, é convidado a aprender cada vez mais com um conhecimento mais alargado e diversificado e, por outro, com maior velocidade. Este livro, também um manual e um guia, tem o propósito de ser inspirador e esclarecedor para uma nova abordagem na educação, onde o professor e o aluno continuam a ser os principais atores, e não dispensando da sala de aula, mas como uma nova ferramenta que estimula a criatividade, a procura incessante do conhecimento e as metodologias e potencialidades envolvidas na utilização do ChatGPT. O livro evidencia o desenvolvimento de competências como pensamento crítico e análise, e considera os desafios, como o plágio e a compreensão contextual. Finalmente, equaciona o futuro do ChatGPT na educação, realçando a importância do papel do professor e da colaboração humana versus inteligência artificial ao promover uma educação inovadora e personalizada. Professor Doutor Pedro Sebastião Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
ChatGPT,Sala de aula,Professor,Aluno