Talk
Ética e Inclusão Social pelo Esporte
Salomé Marivoet (Marivoet, S.);
Event Title
Cerimónia do 10.º Aniversário do GESPEL - UFMG
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-18 05:16)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Desde o início do século XXI, que ao mais alto nível das instituições intergovernamentais se tem assistido à crescente importância da dimensão social do esporte. Recentemente, no âmbito da UNESCO, o esporte foi considerado no Kazan Action Plan, uma área de interesse político convergente, para o alcance de 8 dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Identificam-se dois modelos de projetos de inclusão social pelo esporte, de acordo com os objetivos da intervenção socioesportiva definidos pelos promotores. O de inclusão social no esporte ou mais esporte (plus sport), orientado para a acessibilidade à prática esportiva de públicos com maior dificuldade de acesso ao esporte, e o de inclusão social através do esporte para o desenvolvimento, ou esporte mais (sport plus). Este último, apesar de contemplar os objetivos do anterior, vai mais além, pois visa o empoderamento de crianças e jovens inseridos em meios desfavorecidos e tendencialmente sujeitos à exclusão e à discriminação social. São dadas evidências da relevância da educação para os valores, através observação dos princípios éticos do esporte, na intervenção socioesportiva dirigida à inclusão social. Exploram-se também, as potencialidades do esporte enquanto ferramenta de educação não formal para o desenvolvimento de capacidades pessoais, sociais e motoras, visando melhorar o sucesso escolar, a empregabilidade e a cidadania. Partindo de várias abordagens teóricas, em particular a bourdiana, problematizam-se diferentes dimensões de análise e noções com capacidade operativa na pesquisa empírica do fenómeno, tendo em vista aumentar o seu conhecimento.
Acknowledgements
--
Keywords
Esporte,Inclusão,Educação não formal,Ética. Desenvolvimento