Scientific journal paper
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores
José Quintela (Quintela, J. L.);
Journal Title
Motricidade
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Alternative Titles

(English) Football and communication: influence and fans, referee, players and coaches’ perceptions

Abstract
O futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influência os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores recolhessem ter sobre eles. ____ Football is more than a game where communication plays a very central role. In order to understand the influence of the communication from the clubs and the different stakeholders on referees, players and coaches versus the perception of the fans, we used a qualitative and quantitative approach, starting with a literature review, followed by a documental analysis and the application of four online questionnaires to fans, referees, players and coaches, as data collection tools. Data were processed and analysed through floating readings of press articles and statistical analysis of the questionnaires. It is concluded that communication influences the protagonists of the football phenomenon, and it is not possible, however, to determine in what sense this influence manifests itself. It is also verified that the perceptions of the supporters differ in terms of the influence they attribute to communication compared to the one that the referees, players and coaches themselves have on them.
Acknowledgements
Fundação para a Ciência e Tecnologia, referência SFRH/BD/144278/2019
Keywords
Comunicação,Futebol,Influência,Público,Percepção,Stakholder
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
SFRH/BD/144278/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia