Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
“I'll Follow the Sun”: Atracção e Retenção da Classe Criativa no Algarve
Título Evento
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, Território de Territórios
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
O Algarve é o caso típico de uma região que, nas últimas décadas, com a aposta no turismo beneficiou de um forte crescimento económico. Actualmente, é um destino turístico reconhecido em todo o mundo pelo sol, praias e paisagens costeiras. Mas é também uma região cuja economia ficou refém desta trajectória de sucesso devido à grande sazonalidade do seu produto turístico e ao facto de a maior parte dos recursos ser canalizada para este domínio, dificultando o desenvolvimento e a consolidação de actividades complementares. Nos últimos anos, a mobilidade geográfica do capital humano e da classe criativa tem vindo a ganhar destaque nos estudos regionais. De uma forma geral, acredita-se que o crescimento económico dos territórios está intimamente ligado à sua capacidade de atracção e de retenção de profissionais qualificados que animam o fluxo de inovação e as dinâmicas económicas. Um dos aspectos mais discutidos são os factores territoriais de atracção da classe criativa. Estes, são normalmente categorizados como factores hard ? as oportunidades de trabalho ou o ciclo de vida ? e factores soft ? a qualidade de vida ou a oferta cultural e de lazer ? e devem ser tidos em consideração na definição das estratégias de desenvolvimento regional.
É neste enquadramento que se situa esta comunicação. Por um lado, pretende reflectir sobre as possibilidades de diversificação da actividade turística da região através da implementação de dinâmicas culturais e criativas que venham trazer valor acrescentado à experiência turística mas também incrementar a qualidade de vida dos residentes. Por outro lado, ambiciona dar a conhecer os factores que contribuíram para atrair a classe criativa que vive e trabalha no Algarve e até que ponto a actividade e as infra-estruturas turísticas contribuíram para essa atracção.
Na primeira parte da comunicação discute-se a relação das dinâmicas criativas com o crescimento económico dos territórios e os factores de atracção da classe criativa. A segunda parte centra-se na atracção e retenção de talento no Algarve da perspectiva dos membros da classe criativa que atualmente habitam e trabalham na região. Privilegiando um nível micro analítico, a comunicação baseia-se numa análise de conteúdo a entrevistas em profundidade com enfoque biográfico a membros dos diferentes subgrupos da classe criativa (núcleo criativo, profissionais criativos, profissionais das artes e da cultura), naturais de outros locais mas que se estabeleceram no Algarve. Da análise ressalta que os factores soft são efectivamente mais importantes do que os factores hard, sendo o Clima, Sol e Luz e a Tolerância os factores mais sublinhados pelos entrevistados. O Mercado de Trabalho (factor hard) é também referenciado embora com menor importância. Os resultados evidenciam os principais factores que influenciam a presença da classe criativa num destino turístico com as características do Algarve.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classe Criativa, Factores Hard e Soft, Criatividade, Crescimento Económico, Turismo, Algarve.
English