Memórias, narrativas e construções identitárias no processo de afiliação de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra
Event Title
XI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O trabalho tem como foco analítico as relações entre história, memória, identidades e narrativas de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra (UC). Valendo-se da etnometodologia (COULON, 1995), da netnografia (KOZINETS, 2009), dos estudos da linguagem/discurso (BAKHTIN 2009, 2010) e das histórias de vida (LECHNER, 2009) como principais referenciais teórico-metodológicos, pretende-se também observar as variáveis que atuam nas diversas formas de comunicação e nos processos de interação dos estudantes, bem como das complexas forças que agem no processo de afiliação estudantil (COULON, 2008) e que interferem nas condições de permanência, evasão, sucesso e insucesso acadêmico nas universidades. Observa-se, ainda, o funcionamento e atualização das redes de memórias entre Brasil e Coimbra, bem como as relações entre memória, informação e mídias digitais. A presente investigação tem seu desenvolvimento estruturado em três eixos: 1) A instituição Universidade de Coimbra e suas relações com a “memória acadêmico-científica brasileira”; 2) As relações entre memória social e interações nas mídias digitais, bem como os processos de interação social na vida cotidiana dos estudantes; 3) A construção e vivência do que chamamos de “desejo por Coimbra” e sua correspondência no processo de afiliação dos estudantes na UC. Realizou-se pesquisa de campo na cidade de Coimbra, com 8 entrevistas semi-estruturadas junto a estudantes brasileiros que realizavam suas atividades acadêmicas na Universidade de Coimbra (licenciaturas ou intercâmbio). A investigação aponta as singularidades de cada experiência, bem como a importância dada, pelos estudantes, à vivência acadêmica fora do Brasil.
Acknowledgements
--
Keywords
memória,narrativas,identidades,educação superior