Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Me´todos e te´cnicas a` margem da teoria?
Journal/Book/Other Title
O ensino das teorias sociológicas em debate
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Abstrair das questões teóricas para ensinar e aprender métodos e técnicas é simplesmente impossível. Tentá-lo, separando as fileiras de teorias e métodos, tem consequências pedagógicas. Não há modo de fazer chegar a todos os estudantes, incluindo os mais desatentos, a crítica da objectividade, a crítica dos cultos autorais, a exigência de envolvimento pessoal na organização metodológica do estudo e na produção das suas conclusões. Na prática, acaba por ceder-se na exigência e esperar que, na maioria dos casos, a maturidade dos próprios alunos e a aprendizagem de tarimba os façam chegar a práticas de bom senso.
São obstáculos ao ensino e à boa prática da sociologia a) a doutrina institucionalizada (individuo vs sociedade), b) a censura metodológica (a contenção do campo de acção dos sociólogos através de receituários pré fabricados, como as entrevistas e os questionários) e c) o poder simbólico (culto de personalidade) que fecham sobre si própria a sociologia centrípeta. Recomenda-se a organização institucional de uma sociologia centrífuga. Esta será facilmente identificável pela necessidade de colaboração mútua que exige aos docentes responsáveis por leccionar em diferentes cadeiras, para não abandonarmos os estudantes nas tarefas de aprender a coser mútua e criticamente teorias e métodos com as técnicas disponíveis.
Acknowledgements
--
Keywords
teoria social; métodos de investigação; pedagogia;
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
Português