Comunicação em evento científico
Modelação do maciço rochoso para avaliação do comportamento de barragens de betão sujeitas a vibrações explosivas
Ricardo Fonseca (Fonseca, R.); Jorge Gomes (Gomes, J.); José Vieira de Lemos (Lemos, J.V.); Ricardo Resende (Resende, R.);
Título Evento
IX Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia
Ano
2018
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Abstract/Resumo
Pretende-se com este trabalho estudar o efeito das vibrações provocadas pelas explosões devidas a desmontes no comportamento da barragem de betão e respetiva fundação, avaliando a sua segurança estrutural através de um modelo numérico híbrido descontínuo de elementos discretos e elementos finitos recorrendo ao 3DEC. Apresentam-se os resultados do modelo numérico comparando-o com as medições de velocidades efetuadas no decorrer das obras envolvendo desmontes a fogo, sendo posteriormente analisado os efeitos na barragem. O presente trabalho deu origem ao desenvolvimento de um modelo numérico capaz de representar a resposta da estrutura às vibrações, minimizando a subjetividade da classifica-ção do seu grau de resistência.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Barragens,Vibrações,Explosivos,Análise dinâmica,Modelação numérica,Método elementos discretos.
  • Engenharia Civil - Engenharia e Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.