O arquivo da Fundação INATEL: “uma agulha no palheiro"
Event Title
Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about music-making
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O período que se sucedeu ao 25 de Abril de 1974 foi uma época de mudança sociais, demográficas e culturais, que se reflectiram em muitos organismos públicos. Alguns deles, fundados durante o Estado Novo para apoiar as políticas do regime, foram extintos, e outros viram mudar a sua missão e objectivos. Porém, nem sempre é possível falar numa mudança total, e o modo operativo de algumas instituições manteve-se. O INATEL, Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, foi um desses casos, e conservou do seu antecessor, a FNAT, o tipo de iniciativas realizada, mantendo a cultura popular e o lazer das classes trabalhadoras no centro das actividades desta instituição.
Da primeira etapa de levantamento do arquivo da Fundação INATEL, realizada entre Janeiro e Junho de 2018 no Centro de Documentação e Arquivo Histórico da instituição, identificou-se uma massa considerável e heterogénea de documentos que em grande medida continha informações do maior interesse para abordar a problemática das culturas populares num período de transição política e particularmente nas relações entre políticas de cultura popular e políticas de turismo popular.
O objectivo desta comunicação é mostrar os resultados de uma pesquisa extensiva e mostrar também o processo de utilização de ambos os arquivos - documentos e entrevistas - de modo a esclarecer o processo transformativo das culturas populares no quadro da organização FNAT/INATEL.
A pesquisa sobre a acção da Fundação INATEL na cultura popular e as suas políticas culturais e de lazer é parte de um estudo que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Antropologia iniciado em 2017. A pesquisa foi financiada em dois momentos diferentes: primeiro no âmbito do projecto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” (PTDC/CPC-MMU/5720/2014) e mais tarde no âmbito de uma bolsa de investigação desenvolvida no CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia (UID/ANT/04038/2013) que permitiu a análise do material documental
Acknowledgements
--
Keywords
Fundação INATEL,Arquivo,Cultura Popular,Lazer
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| UID/ANT/04038/2019 | CRIA |
| PTDC/CPC-MMU/5720/2014 | FCT |
Português