Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
O Museu do Impossível: uma especulação em torno das possibilidades de memorialização do in/visível
Título Evento
Encontro da Linha Temática 5 do In2Past
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Nesta apresentação propomos um exercício especulativo em torno do que poderia caber dentro de um eventual “Museu do Impossível”, isto é, objetos, memórias e testemunhos “invisíveis” que ficam de fora dos registos de memória oficial, seja através de movimentos de censura, auto-censura, iconoclasmo, destruição, apagamento ou esquecimento. Partimos da ideia de que os processos de hegemonia política geram campos de in/detectabilidade de tamanho e forma incertos, mas com consequências sociais frequentemente violentas e traumáticas.
Procuraremos produzir curadorias e preencher as salas e os mobiliários expositivos do Museu com exemplos concretos de “objetos” resultados dessas dinâmicas de geração de in/detectabilidade. Usaremos como metodologia de identificação o humor e a criatividade e a sua negociação de “linhas vermelhas” em regimes políticos de corte autoritário e ditatorial: do Estado Novo em Portugal ao regime franquista em Espanha e o regime do MPLA em Angola.
Também convidaremos os presentes a contribuir com os seus próprios objetos para o futuro e imaginário Museu do Impossível.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
English