Publication in conference proceedings
O papel da cultura organizacional na dinâmica de relacionamento entre as tecnologias da informação e a aprendizagem organizacional: um ensaio teórico voltado para o segmento da hotelaria
Adriana Lopes Fernandes (Fernandes, A.); Bráulio Alturas (Alturas, B.); Raul Laureano (Laureano, R.);
Anais do XXXIX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este ensaio teórico tem por objetivo principal realizar uma reflexão sobre o papel da Cultura Organizacional (CO) na dinâmica de relacionamento entre a Aprendizagem Organizacional (AO) e as Tecnologias da Informação (TI), e compreender como este relacionamento influencia no desempenho organizacional em unidades hoteleiras. Nesse sentido, é proposto um modelo conceitual e são oferecidos os caminhos para validar empiricamente o modelo. Do ponto de vista metodológico, parte-se de uma revisão da literatura onde são discutidas as visões de diversos autores sobre os construtos e sobre as articulações entre eles. Com base nessa revisão é desenvolvido um modelo que contempla aspectos intrínsecos ao segmento da hotelaria e aspectos externos como localidade e o mercado onde se insere. Embora, separadamente, os construtos tenham sido amplamente discutido, até ao momento não foi identificada investigação que analisasse a articulação entre a CO, AO e as TI. Acredita-se que a cultura organizacional desempenha um papel crucial nos processos gerenciais que pode, direta ou indiretamente, influenciar o sucesso da implementação e do uso das TI e também facilitar a AO. Sendo assim, este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre a CO e sobre como os gestores, por meio de uma CO adequada, podem aumentar o valor das TI e melhorar o processo de AO, levando a um melhor desempenho organizacional.
Acknowledgements
--
Keywords
Cultura organizacional,Aprendizagem organizacional,Tecnologias da informação,Desempenho organizacional,Hotelaria