Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
O papel da cultura organizacional na dinâmica de relacionamento entre as tecnologias da informação e a aprendizagem organizacional: um ensaio teórico voltado para o segmento da hotelaria
Anais do XXXIX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Este ensaio teórico tem por objetivo principal realizar uma reflexão sobre o papel da Cultura
Organizacional (CO) na dinâmica de relacionamento entre a Aprendizagem Organizacional
(AO) e as Tecnologias da Informação (TI), e compreender como este relacionamento
influencia no desempenho organizacional em unidades hoteleiras. Nesse sentido, é proposto
um modelo conceitual e são oferecidos os caminhos para validar empiricamente o modelo. Do
ponto de vista metodológico, parte-se de uma revisão da literatura onde são discutidas as
visões de diversos autores sobre os construtos e sobre as articulações entre eles. Com base
nessa revisão é desenvolvido um modelo que contempla aspectos intrínsecos ao segmento da
hotelaria e aspectos externos como localidade e o mercado onde se insere. Embora,
separadamente, os construtos tenham sido amplamente discutido, até ao momento não foi
identificada investigação que analisasse a articulação entre a CO, AO e as TI. Acredita-se que
a cultura organizacional desempenha um papel crucial nos processos gerenciais que pode,
direta ou indiretamente, influenciar o sucesso da implementação e do uso das TI e também
facilitar a AO. Sendo assim, este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre a CO
e sobre como os gestores, por meio de uma CO adequada, podem aumentar o valor das TI e
melhorar o processo de AO, levando a um melhor desempenho organizacional.
Acknowledgements
--
Keywords
Cultura organizacional,Aprendizagem organizacional,Tecnologias da informação,Desempenho organizacional,Hotelaria