Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
O serviço postal militar do Corpo Expedicionário Português em França
Título Evento
Colloque International, “Le Portugal dans la Grande Guerre
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
França
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Durante a Primeira Guerra Mundial a troca de correspondência escrita constituiu a principal forma de comunicação entre os soldados e seus entes queridos, ajudando a aliviar a dor da separação e a manter a moral. Os Soldados escreviam cartas nos intervalos dos combates, muitas vezes nas trincheiras da linha da frente de combate, ou nos poucos períodos de repouso que passavam nas linhas da retaguarda. A censura determinava o que os eles podiam divulgar nas suas cartas.
O Serviço Postal de Campanha do Corpo Expedicionário Português em França movimentou cerca 34 milhões de volumes postais de todo o tipo entre 1917 e 1919.
Uma proeza que se pode considerar extraordinária para um Serviço que teve que ser constituído e implementado de raiz no terreno por um reduzido número de funcionários civis requisitados à Administração Geral dos Correios portugueses.
A nossa comunicação tem como objectivos principais descrever e explicar as principais etapas da criação do Serviço Postal de Campanha do Corpo Expedicionário Português; sua implementação no terreno bem como o seu funcionamento articulado com os serviços de censura no período temporal compreendido entre 1917 e 1919.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
1.ª Guerra Mundial,Corpo Expedicionário Português,Serviço Postal de Campanha,Censura
English