Scientific journal paper
Os determinantes psicológicos do consumidor verde
Fernando Brochado (Oliveira-Brochado, F.); Ana Brochado (Brochado, A.); Tiago Caldeira (Caldeira, T.);
Journal Title
Tourism and Management Studies
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 32

(Last checked: 2024-12-01 17:46)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) The psychological determinants of the green consumer

Abstract
Nos últimos anos tem-se verificado uma preocupação crescente em relação à temática ambiental na população em geral, nos consumidores, nos governos, nas empresas e nos investigadores. Efetivamente, os consumidores têm consciência de que o seu comportamento é suscetível de influenciar o meio ambiente, começando a ter uma maior preocupação aquando da escolha dos produtos que adquirem e consomem. Os governos procuram promover políticas de sustentabilidade ambiental, e as empresas reconhecem que a adoção de um posicionamento socialmente responsável e a oferta de produtos verdes suscetíveis de responder às necessidades do consumidor são aspetos chave para o desenvolvimento e manutenção de uma vantagem competitiva. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar os determinantes do comportamento de compra de produtos verdes, com base no quadro teórico da Teoria do Comportamento Planeado. Considerando uma amostra de colaboradores de uma empresa em Portugal com cobertura geográfica nacional, concluiu-se que as variáveis atitude, norma subjetiva e controlo percebido têm influência na intenção comportamental, de compra de produtos verdes.
Acknowledgements
--
Keywords
Consumidor verde,Equações estruturais,Portugal,Produtos verdes,Teoria do comportamento planeado
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/GES/00315/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia