Comunicação em evento científico
Preparação de crianças para a hospitalização e cirurgia - Importância dos materiais pré-operatórios educativos
Sara Costa Fernandes (Costa Fernandes, S.); Patrícia Arriaga (Arriaga, P.); Francisco Esteves (Esteves, F.);
Título Evento
11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema:
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-19 10:22)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Ao longo dos anos, enumeras evidências têm sido acumuladas acerca dos potenciais efeitos negativos da hospitalização e cirurgia infantis, bem como da relevância da implementação de programas de preparação pré-operatórios. O presente projecto procurou através da realização de dois estudos, contribuir para uma melhor compreensão dos factores relacionados com a experiencia cirúrgica pediátrica e da importância dos instrumentos pré-operatórios. O Estudo 1 (n = 125) procurou estudar o impacto do uso de livros, jogos de tabuleiro e vídeos, quer educativos acerca da hospitalização e cirurgia, quer meramente distractores, nas respostas cognitivas e de percepção de dor das crianças. No Estudo 2 (n = 90) foi desenvolvida uma ferramenta multimédia interativa, e foi testada a sua eficácia nas respostas cognitivas, emocionais e fisiológicas infantis. Em suma, os materiais pré-operatórios educativos especialmente desenvolvidos e testados revelaram-se eficazes ferramentas para minizar as preocupações operatórias das crianças, bem como a ansiedade parental, reforçando a necessidade da sua implementação e disponibilização nos hospitais pediátricos portugueses.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Cirurgia pediátrica,Preparação pré-operatória