Comunicação em evento científico
O papel dos stakeholders no ensino superior: experiências e desafios na promoção do empreendedorismo
Ana Paula Marques (Ana Paula Marques); Paula Rocha (Rocha, P.); Ana Isabel Couto (Couto, A.); Rita Moreira (R. Moreira);
Título Evento
I Encontro Internacional de Sociologia Internacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (EISIOT) - Trabalho, Mudança Social e Dinâmicas Económicas: Desafios para as Sociedade Contemporâneas
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Nos últimos anos as instituições de ensino superior têm diversificado as suas estratégias de promoção de uma cultura empreendedora entre os seus alunos e diplomados, não só através da dinamização de aprendizagens formais, mas também de aprendizagens de cariz não formal e informal. Relativamente às aprendizagens de cariz informal e não formal é possível identificar um conjunto variado de atividades com vista a promoção do empreendedorismo, designadamente atividades de sensibilização, atividades de formação específicas de desenvolvimento de competências, bem como atividades com vista a mentorização e o acompanhamento de novos projetos e ideias empreendedoras. Estas atividades são desenvolvidas por um conjunto diversificado de entidades ligadas ao sistema de ensino superior, como clubes de empreendedorismo dinamizados por estudantes, gabinetes de promoção do empreendedorismo, incubadoras, entre outros atores-chave que poderão ter um papel chave na construção de um ecossistema favorável à cultura empreendedora entre jovens qualificados. Considera-se que o sucesso destas aprendizagens empreendedoras encontra-se ancorado ao estabelecimento de parcerias concertadas entre instituições de ensino superior, governo e mercado. A partir do projeto em curso “Aprendizagens empreendedoras, cooperação e mercado de trabalho: boas práticas no ensino superior” (POAT-FSE) pretende-se apresentar os principais resultados decorrentes dos avanços da pesquisa empírica realizada, designadamente do inquérito por questionário aplicado a uma amostra diversificada de entidades do ensino superior dinamizadoras de atividades de promoção do empreendedorismo de âmbito não formal e informal, bem como contribuir para uma reflexão mais ampla sobre o valor acrescentado das dinâmicas colaborativas entre os diferentes atores chave do ensino superior português empenhados na promoção deste tipo de aprendizagens empreendedoras, discutindo ainda o seu potencial contributo para o desenvolvimento regional ou nacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave