Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Observatorio (OBS*)
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) The use of the internet and facebook by the elders in Portugal: an exploratory study
Abstract/Resumo
Embora a crescente centralização nas tecnologias de informação e comunicação e o envelhecimento da população sejam duas das principais tendências sociais, poucos estudos se têm dedicado a analisar a relação da população mais velha com a Internet. Este artigo foca-se nos utilizadores seniores portugueses da Internet e do Facebook e nos seus interesses e motivações para a utilização destas ferramentas. Refletindo sobre os fenómenos de exclusão digital, da sociedade em rede e do envelhecimento da população este artigo analisa de que forma as questões de literacia, limitações biológicas associadas à idade e a motivação contribuem para o afastamento dos mais velhos da Internet. Este artigo é um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com quatro seniores residentes da área da grande Lisboa utilizadores da Internet e do Facebook. Mais do que informação, os mais velhos parecem procurar online acesso a contactos pessoais e às suas memórias. Parece também existir algum desinteresse pelos conteúdos e contornos da tecnologia provavelmente relacionado com a partilha geracional de determinados valores e preferências (Arnoldi & Colombo 2007) que não estão representados na Internet, moldada por gerações com mais literacias digitais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
População sénior,Exclusão digital,Internet,Facebook,Sociedade em rede
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |