Artigo em revista científica Q2
Os médicos e a gestão do cuidado em serviços hospitalares de emergência: Poder profissional ameaçado?
Luiz Carlos de Oliveira Cecilio (Cecilio, L. C. de O.); Tiago Correia (Correia, T.); Rosemarie Andreazza (Andreazza, R.); Ademar Arthur Chioro dos Reis (Chioro, A.); Graca Carapinheiro (Carapinheiro, G.); Nelma Lourenço de Matos Cruz (Cruz, N. L. de M.); Luciana Soares de Barros (Barros, L. S. de.); et al.
Título Revista
Cadernos de Saúde Pública
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-26 16:52)

Ver o registo na Web of Science®


: 0.3
Scopus

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-20 10:26)

Ver o registo na Scopus


: 0.3
Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2022-07-05 02:49)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Physicians and management of emergency hospitals: Professional power threatened?

(Espanhol/Castelhano) Los médicos y la gestión del cuidado en servicios hospitalarios de urgencia: ¿un poder profesional amenazado?

Abstract/Resumo
O Kanban é um arranjo tecnológico de organização do cuidado hospitalar orientado para a gestão de leitos e da clínica, que visa à qualidade e integralidade da assistência, maior rotatividade dos leitos, com consequente redução do tempo de internação e custos hospitalares. O constante e atualizado acompanhamento do paciente, compartilhado pela equipe profissional em reuniões sistemáticas é seu elemento mais marcante e inovador. O objetivo foi caracterizar os prováveis impactos da adoção de tal arranjo no poder profissional (autonomia e autoridade) dos médicos. Estudo qualitativo em hospital de urgência-emergência municipal com uso das seguintes técnicas de produção de dados: etnografia do cotidiano do hospital, com observação e registro em diários de campo, e realização de seminários compartilhados entre pesquisadores e equipes. Os médicos valorizam o trabalho multiprofissional como um qualificador de sua prática, em uma linha auxiliar e complementar. Acresce que o Kanban tende a ser controlado por “híbridos” (médicos que acumulam funções gerenciais e clínicas) que traduzem sinergias entre “gestão clínica” e “gestão de leitos”. Assim, interferências no trabalho dos médicos não são exercidas de fora, e as suas decisões clínicas continuam a condicionar o trabalho dos demais grupos profissionais. Os médicos não percebem sua autoridade e autonomia ameaçadas pelo Kanban, dada a articulação entre a autoridade administrativa e a autoridade profissional. Contudo, aspectos relacionados à hibridização e estratificação interna da profissão médica precisam ser mais convocados para o debate do poder profissional em saúde.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Assistência integral à saúde,Serviço hospitalar de emergência,Assistência centrada no paciente
  • Medicina Clínica - Ciências Médicas
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Outras Ciências Médicas - Ciências Médicas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia