Artigo em revista científica
Desafios digitais na educação do século XXI. A fabricação digital como recurso didático
Alexandra Paio (Paio, A.);
Título Revista
Boletim da Aproged
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-30 15:45)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Num momento em que o uso de tecnologias digitais está a revolucionar a sociedade e sobretudo os conhecimentos, conteúdos e disciplinas nas escolas, torna-se um desafio, para os professores, ensinar as novas gerações para enfrentar o futuro. Os objetivos educacionais não são apenas o que aprender, mas como aprender e o que fazer com esta aprendizagem. Aprender a aprender é indispensável. É premente, assim, clarificar que competências devem os professores desenvolver nos alunos e que práticas implementar a curto e médio prazo para responder aos desafios digitais na educação do século XXI. Foi neste enquadramento, que o Centro de Formação da Aproged promoveu uma ação de formação denominada A fabricação digital como recurso didático que tinha, como um dos objectivos, desafiar professores do ensino básico e secundário português, a procurar alternativas metodológicas de ensino-aprendizagem e questionar o papel destas no ensino. Foram várias as questões em aberto como ponto de partida: Como e quais tecnologias digitais utilizar? Quais são os benefícios educacionais das tecnologias digitais? O que é a fabricação digital (impressão 3D; corte a laser; fresadora)? Quais são os tipos de aplicação? Como estão a ser utilizadas no ensino? Como poderão ser implementadas no ensino-aprendizagem dos conteúdos das minhas disciplinas? Como iremos formar os alunos para serem cidadãos autónomos, assertivos, críticos, inovadores e inclusivos?. Esta formação de 25 horas decorreu no Vitruvius FABLAB - Laboratório de Fabricação Digital no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, entre os dias 31 de outubro e 28 de novembro de 2020.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Geometria,Educação,Fabricação digital,Recurso didático
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03127/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia