Comunicação em evento científico
Projetos de ensino-aprendizagem em Educação para os Media em Portugal: MILD, PICCLE, LEME e COMEDIG
Paula Lopes (Lopes, P.); Carlos Pedro Dias (Dias, C. P.); Jaime Lourenço (Lourenço, J.); Bruno Carriço Reis (Reis, B. C.);
Título Evento
XIV Congreso Internacional Latina de Comunicación Social
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Espanha
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Abstract/Resumo
Portugal, 2014. O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral de Educação, publica, no âmbito das Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania (2012), o seminal Referencial de Educação para os Media, visando “propor um quadro de referência para o trabalho pedagógico em torno das questões da educação para os media na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário”. No mesmo ano, nascia o MILOBS – Observatório sobre Media, Informação e Literacia, fruto de um protocolo assinado entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, e o então Gabinete para os Meios de Comunicação Social. O MILOBS é lançado publicamente quatro anos depois, em julho de 2018, com uma missão: “acompanhar, monitorizar e divulgar o que se faz no domínio da educação para os media em Portugal e no estrangeiro, ao mesmo tempo que promove a literacia mediática junto dos diferentes setores da sociedade”. Objetivos Estavam criadas as condições para o desenvolvimento de projetos de promoção de competências de literacia e de cidadania, que se consubstanciaram em plataformas pedagógicas com atividades e recursos, gratuitos e em rede, para aplicação em contextos formais, não-formais e informais de ensino-aprendizagem. Projetos como o MILD (Manual de Instruções para a Literacia Digital, 2017), o PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, 2020), o LEME (Literacia e Educação para os Media em Linha, 2021) e o COMEDIG (Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal, 2020-2022) são exemplos recentes dessa estratégia que visa a formação de cidadãos participativos e humanistas, que respeitem os direitos democráticos básicos e os direitos humanos. O nosso principal objetivo neste trabalho é percebermos as estratégias desenvolvidas nestes projetos no tocante a educação para os media. De forma complementar, queremos perceber que objetivos concretos estabelecem, que boas práticas desenvolvem, que conteúdos/atividades originais propõem, que formas de envolvimento dinamizam nos processos de ensino-aprendizagem, sustentados no conceito que os une: a educação para os media (e para a cidadania). Metodologia e horizonte da investigação Do ponto de vista da abordagem de investigação, iremos operar a partir de uma lógica de análise de conteúdo, que irá observar cada um dos indicadores acima citados nos objetivos específicos, com o intuito de percebermos as estratégias desenvolvidas para a promoção da educação mediática. Numa segunda fase, iremos proceder desde uma abordagem comparativa, identificando similitudes e diferenças nas diferentes propostas de sensibilização. Este trabalho permitiu perceber que estratégias e procedimentos foram pensados para a implementação de uma educação para os media e, de um ponto de vista de análise crítica, percebermos que aspetos não são contemplados/materializados olhando para o referencial da educação para a cidadania proposto pelas entidades governativas portuguesas.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Ensino da comunicação,Educação para os media,Literacia mediática e digital,Educação para a cidadania,Portugal.