Comunicação em evento científico
Qualificações e coesão social na sociedade do conhecimento
Rosário Mauritti (Mauritti, R);
Título Evento
II Cimeira Ensino Superior: Sucesso Académico
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-30 21:15)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
As sociedades mudaram de forma intensa nas últimas décadas. Umas das mais marcantes transformações foi precisamente a centralidade conferida aos processos educativos. Atualmente e de forma cada vez mais exigente, a possibilidade de acesso a lugares, a possibilidade de participação social e exercício de cidadania, estão condicionadas pelos recursos qualificacionais de que são portadores os indivíduos. Esta comunicação focaliza os processos educativos, procurando caracterizar a forma como os sistemas educativos se têm vindo a alargar a novos públicos, sem deixar de reproduzir segmentações e exclusões sociais padronizáveis. Adicionalmente, numa perspetiva diacrónica e comparativa à escala europeia, analisa o contributo das Instituições de ensino superior e de diferentes gerações de diplomados, homens e mulheres, nos processos de requalificação e recomposição dos vários sectores de atividade económica. De forma transversal, numa visão macrosociológica, questiona-se quais os indicadores que permitem aferir o sucesso/insucesso no ensino superior, tal tendo em conta o desempenho do sistema, em termos de cobertura, eficácia e seletividade social: no acesso ao ensino superior, no sucesso académico e na capacitação dos diplomados para a auto-realização e reconhecimento profissional. A informação apresentada tem como fontes principais o Eurostat e o INE.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Qualificações; Instituições de Ensino Superior; Empregabilidade; comparação europeia