Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Quando o SONHO se torna realidade...: avaliação estatística do impacto das tecnologias de informação nos serviços de consulta externa hospitalar
Título Revista
Revista Portuguesa de Saúde Pública
Ano (publicação definitiva)
2005
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Nos anos mais recentes o governo português tem eleito a qualidade, lado a lado com a inovação e a capacidade de gestão, como factores decisivos para o desenvolvimento do
Serviço Nacional de Saúde. Não obstante o enorme potencial das novas tecnologias de informação (NTI) na área da saúde, a evidência de que a utilização destas melhora, de forma crítica, os aspectos relacionados com a gestão dos serviços de saúde hospitalares permanece, para o caso português, muito limitada. Assim, o objectivo deste estudo é analisar o impacto da introdução de uma nova tecnologia, o SONHO, na gestão de informação dos doentes ao nível das consultas externas hospitalares, nomeadamente sobre a eficiência e qualidade dos serviços prestados e a relevância do capital humano neste processo.
Utilizando os coeficientes de correlação e a técnica HOMALS no tratamento da análise estatística da informação recolhida junto de funcionários e utentes do serviço de consultas externas do Hospital de São João, do Porto, foi possível retirar as seguintes conclusões: (1) o SONHO tem características de uma tecnologia time-saving, isto é, tornou o serviço administrativo mais eficiente; (2) a adopção do SONHO está associada a uma evolução positiva no grau de satisfação dos utentes; (3) em secretariados cujos funcionários possuem maiores níveis de capital humano, os utentes percepcionam, de forma mais intensa, ganhos de eficiência.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Hospitais,Tecnologias de informação,Consultas externas