Artigo não publicado nas atas da conferência
Reflexões Exploratórias sobre a Educação e a Realidade das Comunidades LGBTI+ em Portugal
Gonçalo Margato (Margato, G.);
Título Evento
Conferência 40 Anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Passados 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal, a presente comunicação, que tem por base a intervenção, em contexto escolar, no âmbito da Coordenação do Projeto de Educação para a Cidadania de um Agrupamento de Escolas Português, propõe-se a refletir sobre a realidade atual da abordagem de temáticas ligadas à realidade LGBTI+, no contexto educacional português. Deste modo, partindo da sinalização de alguns obstáculos que emergem como notórios no tratamento destas questões (por exemplo, o quadro norma-valorativo da comunidade escolar ou os constrangimentos programáticos a que está sujeito o corpo docente), a presente comunicação irá essencialmente advogar as vantagens de um entendimento transdisciplinar e holístico das temáticas relacionadas com os direitos e as vivências da comunidade LGBTI+, tendo como principal objetivo fazer sobressair que esta é uma temática que não se deve (nem se pode) restringir a uma abordagem que tem como principal enfoque a sexualidade, mas que necessita da confluência de várias áreas do saber, em várias dimensões da formação do corpo discente. Como tal, a análise recorrerá às ferramentas/metodologias propostas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória para tentar fazer relevar as vantagens de um olhar para as questões LGBTI+ que ultrapassem o paradigma da sexualidade, e que vão de encontro a outras dimensões da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – dos Direitos Humanos à Saúde, passando pelo Risco, pela Representação Política ou pela Educação para os Media, entre tantos outros.
Agradecimentos/Acknowledgements
Tem por base a intervenção, em contexto escolar, no âmbito da Coordenação do Projeto de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Figueira Norte (ano letivo 2021/22).
Palavras-chave
Abordagens Educacionais,Direitos Humanos,Direitos LGBTI+,Educação para a Cidadania,Inclusão

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.