Artigo não publicado nas atas da conferência
"Somos Velhos Amigos" - Decisão Política Multinível nos projetos de Conservação da Natureza em Castro Verde (1990-2000)
Gonçalo Margato (Margato, G.);
Título Evento
VI Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Em 1992, as Comunidades Europeias lançaram os projetos LIFE tendo em vista a articulação de atores públicos e privados na preservação de espécies e habitats em territórios europeus. Um dos primeiros projetos LIFE a ser desenvolvido em Portugal diz respeito à preservação dos ambiente pseudo-estepários em Castro Verde, distrito de Beja. A presente comunicação tem como principal objetivo partir do problema a que se pretendeu dar resposta – o desaparecimento do ambiente pseudo-estepário no Campo Branco – para compreender como é que diversos atores e interesses políticos desenvolveram a sua estratégia ao longo da década de 1990, articulando-se entre si em três níveis distintos: o local, o nacional e o europeu. De modo a fazermos sentido da variedade de atores envolvidos, procuraremos identificar, num primeiro momento, os atores mais relevantes ao longo do processo e rastrear, num segundo momento, os principais interesses que cada um destes atores e como é que estes contribuem para as principais decisões políticas em torno do tema.
Agradecimentos/Acknowledgements
A comunicação resultou de um estágio realizado no Instituto de História Contemporânea (IHC-IN2PAST), no âmbito da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA-FCSH.
Palavras-chave
Políticas Ambientais Europeias,Castro Verde,Decisão multinível
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.