Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais
Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
No quadro de transformações nas formas de regulação dos sistemas de ensino, outros papéis são esperados e desempenhados pelas famílias dos alunos, gerando novas dinâmicas no contexto escolar. Nesta comunicação, centramo-nos na problemática da
participação parental nas escolas, a partir de contributos do caso português. A evolução da legislação publicada desde o início do regime democrático aponta, com
efeito, para algumas alterações ao papel formal atribuído às famílias na gestão e regulação das escolas. Após identificar os principais momentos marcantes dessa evolução, com base nos diplomas legais, interessa-nos aferir como é entendido e exercido esse papel, centrando-nos no ponto de vista e atuação das Associações de Pais e dos representantes das famílias em órgãos de gestão da escola em contextos educativos diferenciados. A análise dos dados empíricos recolhidos através de entrevistas semi diretivas aos presidentes das Associações e da observação não participante em órgãos de gestão no âmbito de duas pesquisas em curso permite-nos então refletir sobre os entendimentos e
as diferentes formas de participação parental. A discussão de diferentes linhas de interpretação das variações na (re)interpretação das responsabilidades atribuídas legalmente aponta, além de diferenças socioeconómicas, para a capacidade explicativa
de elementos como aspetos relacionais específicos, culturas e estruturas organizacionais distintas.
Acknowledgements
--
Keywords
participação parental; associações de pais; representantes de pais
Associated Records
This publication is associated with the following record: