Publication in conference proceedings
Vidas em projeto: O espaço educativo como palco potenciador de diálogos entre gerações
Cláudia Margarida Madeira Gonçalves Teixeira Gomes (Gomes, C. T.); Rosário Mauritti (Mauritti, R.);
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-07-23 18:32)

View record in Google Scholar

Abstract
É proposta uma análise ao papel da educação nas sociedades envelhecidas, nomeadamente na promoção de novas formas de diálogo e partilha de experiências entre gerações. Considerando aquele que é o movimento multiforme do fenómeno de envelhecimento, visa-se um aprofundamento à complexidade de dinâmicas de relações que se jogam entre, por um lado, as possibilidades de aprendizagem e aquisição cultural subjacentes na oferta educativa e, por outro lado, as escolhas, orientações e vivências de reconfiguração identitária promovidas naqueles e naquelas que compõem os segmentos etários mais velhos de novos públicos, não tradicionais, da população estudantil. A abordagem desenvolvida tem por base um estudo de caso desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, articulando dois níveis de análise. No plano macro-meso considera os impactos e desafios assumidos pela Universidade nas configurações de lifelong learning face às possibilidades de participação ativa dos cidadãos em fases mais avançadas das suas vidas num espaço de partilha intergeracional. No plano micro (onde se centra a presente comunicação), equacionam-se essas experiências nas suas relações com o desenvolvimento de competências de literacia, que variam de acordo com as estruturas de oferta formativa (formal e não formal).
Acknowledgements
--
Keywords
Envelhecimento ativo,Conhecimento e educação,Percursos de vida,Relações intergeracionais
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia