O ISTAR apresenta uma atividade na Noite Europeia dos Investigadores, um evento que acontece em toda a Europa e que mostra a diversidade da ciência e o seu impacto na vida dos cidadãos, de forma divertida e inspiradora. Este ano, o evento decorre em 25 países, na sexta-feira, dia 30 de Setembro 2022. O ISTAR irá estar presente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, pelas 18 horas com Stefania Stellacci e Leonor Domingos que irão apresentar a atividade Arquitetura tradicional baseada no uso da madeira: Permanências culturais, Mudanças regionais e Novas ferramentas computacionais.
Esta atividade entrelaça as mudanças regionais, relacionadas com futuros cenários climáticos, e as permanências culturais, baseadas nos valores da arquitetura tradicional em madeira (e em outros materiais locais). O objetivo é aproximar potenciais intervenientes do processo de preservação e adaptação do património arquitetónico construído em Portugal às memorias históricas do lugar bem como às prospetivas futuras de desenvolvimento.
Serão apresentados alguns fragmentos da cidade histórica de Lisboa através das fotografias de arquivo, entrevistas aos habitantes, analises diacrónicas do tecido urbano e construtivo. Diferentes intervenientes no processo decisório de preservação, adaptação, e reuso deste património serão identificados cruzando as respetivas perspetivas, os fatores de risco e de proteção deste património.
A Noite Europeia dos Investigadores visa:
- trazer a investigação e os investigadores para perto do público
-promover projetos de investigação excelentes através da Europa e além dela
-aumentar o interesse dos jovens pela ciência e carreiras científicas
-mostrar o impacto do trabalho dos investigadores na vida das pessoas.
A Noite Europeia dos Investigadores decorre todos os anos, com mais de um milhão de visitantes na Europa e noutros países. O ISTAR convida a conhecer todo o programa em Portugal aqui: https://noitedosinvestigadores.org/