Comunicação em evento científico
Sócrates e os “outros”: contributos para a compreensão do efeito mediático na confiança institucional
João Carlos Sousa (Sousa, João Carlos); Helena Carvalho (Carvalho, H.); Tiago Lapa (Lapa, T.);
Título Evento
XII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Na última década tem se intensificado o interesse dos meios de comunicação social pelo escândalo de corrupção, envolvendo diversos atores e instituições, mas muito em particular responsáveis e líderes políticos. Assim, questionamos qual o efeito que a intensa cobertura mediática da corrupção terá na adesão dos cidadãos às regras e instituições democráticas? O objetivo é compreender como a cobertura do escândalo de corrupção política condiciona a adesão dos portugueses às instituições democráticas. Esta questão levanta dois desafios: o de conhecer o discurso mediático sobre corrupção e que corporiza o escândalo; e também o de medir a confiança nas instituições por parte dos portugueses mediante fatores mediáticos como consumos de conteúdos mediáticos e os contextos de socialização política. Em termos metodológicos realizou-se um questionário on-line com 694 respostas validadas. Os nossos resultados sugerem que o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates é ator central na discursividade mediática sobre corrupção; em segundo lugar os meios de comunicação têm papel crucial junto dos portugueses e no modo como estes confiam nas instituições. Concluímos que a intensa cobertura em torno de Sócrates pode ter desencadeado o efeito de “maçã podre”, constituindo-se como momento social de depuração.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
escândalo de corrupção,Sócrates,confiança institucional,meios de comunicação social,política