Sócrates e os “outros”: contributos para a compreensão do efeito mediático na confiança institucional
Event Title
XII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Na última década tem se intensificado o interesse dos meios de comunicação social pelo escândalo de corrupção, envolvendo diversos atores e instituições, mas muito em particular responsáveis e líderes políticos. Assim, questionamos qual o efeito que a intensa cobertura mediática da corrupção terá na adesão dos cidadãos às regras e instituições democráticas? O objetivo é compreender como a cobertura do escândalo de corrupção política condiciona a adesão dos portugueses às instituições democráticas. Esta questão levanta dois desafios: o de conhecer o discurso mediático sobre corrupção e que corporiza o escândalo; e também o de medir a confiança nas instituições por parte dos portugueses mediante fatores mediáticos como consumos de conteúdos mediáticos e os contextos de socialização política. Em termos metodológicos realizou-se um questionário on-line com 694 respostas validadas. Os nossos resultados sugerem que o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates é ator central na discursividade mediática sobre corrupção; em segundo lugar os meios de comunicação têm papel crucial junto dos portugueses e no modo como estes confiam nas instituições. Concluímos que a intensa cobertura em torno de Sócrates pode ter desencadeado o efeito de “maçã podre”, constituindo-se como momento social de depuração.
Acknowledgements
--
Keywords
escândalo de corrupção,Sócrates,confiança institucional,meios de comunicação social,política