Capítulo de livro
Desigualdades, configurações territoriais e coesão social: O caso dos Açores
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Sara Franco da Silva (Silva, S. F. ); Maria do Carmo Botelho (Botelho, M. C.); Nuno Nunes (Nunes, N.);
Título Livro
Coesão social, cidadania e sustentabilidade
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-04-02 16:53)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
O texto analisa as configurações de coesão social na Região Autónoma dos Açores, comparando-as com as de Portugal continental. Para esse efeito, caracteriza as condições de vida e participação social da população em diversas áreas. A perspetiva desenvolvida é suportada numa conceção que põe em evidência mecanismos plurais e multidimensionais de desigualdade social, com as suas dinâmicas interativas e cumulativas (Costa, 2012). Desta forma, procura-se enfatizar sistemas de oportunidades e de constrangimentos que demarcam os contextos locais/municipais, relacionando-os com os níveis de coesão social observados no todo da região.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.