Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A Tinta, a Mariposa e a Metástase: A arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama [Paint, Butterflies and Metastases: art as experience, knowledge and action on breast cancer]
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
O livro analisa e comenta vinte e quatro projectos artísticos produzidos por mulheres sob(re) a experiência do cancro de mama. Contrariando o conceito de representação ou reprodução do real, a arte, enquanto objecto ou projecto, é entendida como uma parte constitutiva da própria experiência, entranhada na forma como se vive, compreende e age sobre o cancro. Entre o diagnóstico e os traços da mastectomia, do implante ou da metástase, a tinta da arte ajuda a dar sentido, forma e cor ao cancro de mama e a suster e reconstruir as mulheres que o vivem.
Atravessando uma lista internacional com projectos de fotografia, pintura, desenho, escultura e colagem, propõe-se também uma redefinição da arte enquanto conhecimento e prática interventiva, aplicável não apenas nos processos individuais de confronto com a doença, mas também em acções de informação, reivindicação e activismo movidas por ambições sociais. Entre o desfazer e o refazer de mamas, corpos e vidas, estas artistas deram forma e uso a objectos de arte que aproveitam e misturam os saberes da experiência, da biomedicina e da sociedade, redefinindo o cancro como uma realidade socialmente produzida sobre o mundo, contra a noção da sua reprodução espontânea no corpo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classificação Fields of Science and Technology
- Antropologia - Ciências Sociais
Prémios
Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa 2007
English