Publicação em atas de evento científico
Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos
Filipa Pinho (Pinho, F.); Sandra Mateus (Mateus, S.); Patrícia Amaral (Amaral, P.);
Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2025-12-05 02:19)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Abandono precoce,Insucesso escolar,Desigualdades