Artigo em revista científica
Análise aos desafios ao serviço social no contexto de COVID- 19 no campo da ação social, famílias e comunidades
Inês Casquilho-Martins (Casquilho-Martins, I.); Júlia Cardoso (Cardoso, J.); Duarte Vilar (Vilar, D.); Patrícia Vegard (Vegard, P.); Tatiana Ferreira (Ferreira, Tatiana );
Título Revista
Intervenção Social
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Num contexto de pandemia, como o que vivemos em 2020, as/os assistentes sociais foram obrigados a questionar e reformular as suas práticas e formas de atuação, com novas formas de intervenção, desenvolvimento de nova atividades e serviços, ou adaptação dos mesmos, por forma a dar resposta às necessidades que foram surgindo. Os dados recolhidos no estudo “Desafios ao Serviço Social em Tempos de COVID-19” permitiram identificar a formas de intervenção num contexto de pandemia, assim como identificar os problemas, as estratégias e os desafios que se colocaram aos assistentes sociais e às instituições em que exercem a sua profissão. Nesta segunda fase do estudo, tivemos como objetivo direcionar a análise e interpretação dos resultados no âmbito específico da ação social, na intervenção com famílias e comunidades. Assim, esta dimensão do estudo contou como uma amostra que abrangeu 195 respostas, existindo uma sobre representação do sexo feminino, conforme esperado, o que constitui 93,3% da amostra (N=180). A maioria dos participantes exercia funções no setor privado não lucrativo, na Área Metropolitana de Lisboa (45,1%) e exclusivamente na área da Ação Social, Famílias e Comunidades (68,7%; N=109). A área de intervenção Ação Social, Famílias e Comunidades encerra um conjunto diversificado de públicos e serviços, cada um com restrições de atuação face ao contexto da pandemia COVID-19. Apresenta-se, assim, uma análise mais sistemática dos dados setoriais relativos à intervenção nesta área, identificando as modalidades de intervenção, atividades, dificuldades, mecanismos de resposta e principais desafios colocados aos assistentes sociais que exercem funções nesta área. A experiência vivida neste período destacou a necessidade de assistentes sociais consolidarem competências para enfrentar crises futuras. O bem-estar dos cidadãos e o seu direito à participação social exigem preparação teórica, metodológica, ética e operativa, assim como ação ao nível preventivo e capacidade de influência política.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Assistência social,Ação social,COVID-19,Intervenção social,Pandemia,Proteção social

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.