Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Condolências digitais e novas formas de criar identidades. Etnografia aplicada a obituários no Facebook de funerárias portuguesas
Título Evento
IX Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Esta comunicação, do âmbito da Sociologia da Comunicação, foca-se no discurso de condolências por parte
de utilizadores em obituários publicados por funerárias locais portuguesas no Facebook. Com o objectivo de
compreender o discurso de luto e identificar dinâmicas comunitárias online, aplicou-se o método etnográfico
a cerca de 200 obituários. Várias conclusões serão apresentadas, como uma elevada informalidade
linguística (e.g., léxico digital e utilização pictográfica, erros gramaticais); a tendência para contrastes
discursivos, com discurso revelador de falta de literacia emocional em contexto digital, mas também de
partilha de experiências de luto e validação emocional; ou ainda a potencialidade destes espaços virtuais
para recordar o falecido através de relatos experienciados pelo utilizador. A partir destes resultados, é
também pretendido iniciar uma discussão acerca do digital e do papel dos círculos secundários do morto —
isto é, dos utilizadores “conhecidos” do mesmo, que tenderão aqui a produzir comentários —, que parecem
contribuir para a tendência actual da Web 2.0 para dirigir a narrativa de vida do morto de círculos primários
para círculos secundários. Como tal, este último tipo de discurso tenderá a revelar-se menos linear e
coerente, necessitando de uma “colagem” discursiva para colectivamente ser criada e desenvolvida a
Identidade (digital) da pessoa falecida.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Etnografia,Morte,Identidade,Web 2.0
English