Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O artigo explora a relação entre resultados escolares dos
alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de
variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem
(sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores),
considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial
empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos
em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a
trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos
por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos
resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que
remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos
os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se
estas são desfavorecidas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desempenho escolar,Imigração,Desigualdades sociais