Artigo em revista científica
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
Nuno de Almeida Alves (Alves, N. A.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Carla F. Rodrigues (Rodrigues, C. F.); Paulo Dias (Dias, P. C.);
Título Revista
Fórum Sociológico
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 16

(Última verificação: 2024-12-26 17:05)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino secundário,Tecnologias da informação e da comunicação,Ensino,Aprendizagem