Artigo em revista científica
Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa
Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Sofia Lai Amândio (Amândio, A.);
Título Revista
Educação, Sociedade e Culturas
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 17

(Última verificação: 2024-12-16 11:47)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente, no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Insucesso escolar,Socialização familiar,Ensino superior,Desigualdades sociais,Portugal
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PEst-OE/SADG/UI3126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia