Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Parte da curiosidade suscitada pelos trajetos escolares de sucesso de alguns jovens com origens
sociais desfavorecidas advém de aparentemente terem pouco lugar nas teorias que, a partir da
década de 60, se debruçaram sobre a maior vulnerabilidade escolar das classes populares, como a
teoria da “reprodução cultural” de Pierre Bourdieu.
Na extensa obra do autor não é conhecido nenhum trabalho especificamente dedicado aos trajetos
escolares bem-sucedidos nas classes populares. Interessa dizer, aliás, que das poucas vezes que se
referiu diretamente a esses casos o autor considere que estes contribuem para a invisibilidade e
legitimação das desigualdades sociais face à escola. Ainda assim, é possível encontrar não só
pequenos apontamentos explicativos sobre esses trajetos “inesperados” na sua obra, como várias
ferramentas analíticas para o seu entendimento.
O confronto entre as pesquisas sobre trajetos escolares de contratendência, iniciadas a partir de
meados da década de 80 e algumas das propostas de Pierre Bourdieu revela que os trajetos a que
nos temos vindo a referir, parecem ser uma oportunidade para mobilizar e aprofundar o legado
bourdiano.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classes populares,Sucesso escolar,Pierre Bourdieu