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Roldão, C. (2012). O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações. Porto: Associação Portuguesa de Sociologia.
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C. M. Roldão,  "O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência", in VII Congr.o Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações, Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Porto, Associação Portuguesa de Sociologia, 2012
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TY  - CPAPER
TI  - O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência
T2  - VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações
AU  - Roldão, C.
PY  - 2012
CY  - Porto
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/vii_congresso/
AB  - Parte da curiosidade suscitada pelos trajetos escolares de sucesso de alguns jovens com origens
sociais desfavorecidas advém de aparentemente terem pouco lugar nas teorias que, a partir da
década de 60, se debruçaram sobre a maior vulnerabilidade escolar das classes populares, como a
teoria da “reprodução cultural” de Pierre Bourdieu.
Na extensa obra do autor não é conhecido nenhum trabalho especificamente dedicado aos trajetos
escolares bem-sucedidos nas classes populares. Interessa dizer, aliás, que das poucas vezes que se
referiu diretamente a esses casos o autor considere que estes contribuem para a invisibilidade e
legitimação das desigualdades sociais face à escola. Ainda assim, é possível encontrar não só
pequenos apontamentos explicativos sobre esses trajetos “inesperados” na sua obra, como várias
ferramentas analíticas para o seu entendimento.
O confronto entre as pesquisas sobre trajetos escolares de contratendência, iniciadas a partir de
meados da década de 80 e algumas das propostas de Pierre Bourdieu revela que os trajetos a que
nos temos vindo a referir, parecem ser uma oportunidade para mobilizar e aprofundar o legado
bourdiano.
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