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Roldão, C. (2012). O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações. Porto: Associação Portuguesa de Sociologia.
C. M. Roldão, "O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência", in VII Congr.o Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações, Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Porto, Associação Portuguesa de Sociologia, 2012
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TY - CPAPER TI - O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência T2 - VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações AU - Roldão, C. PY - 2012 CY - Porto UR - https://associacaoportuguesasociologia.pt/vii_congresso/ AB - Parte da curiosidade suscitada pelos trajetos escolares de sucesso de alguns jovens com origens sociais desfavorecidas advém de aparentemente terem pouco lugar nas teorias que, a partir da década de 60, se debruçaram sobre a maior vulnerabilidade escolar das classes populares, como a teoria da “reprodução cultural” de Pierre Bourdieu. Na extensa obra do autor não é conhecido nenhum trabalho especificamente dedicado aos trajetos escolares bem-sucedidos nas classes populares. Interessa dizer, aliás, que das poucas vezes que se referiu diretamente a esses casos o autor considere que estes contribuem para a invisibilidade e legitimação das desigualdades sociais face à escola. Ainda assim, é possível encontrar não só pequenos apontamentos explicativos sobre esses trajetos “inesperados” na sua obra, como várias ferramentas analíticas para o seu entendimento. O confronto entre as pesquisas sobre trajetos escolares de contratendência, iniciadas a partir de meados da década de 80 e algumas das propostas de Pierre Bourdieu revela que os trajetos a que nos temos vindo a referir, parecem ser uma oportunidade para mobilizar e aprofundar o legado bourdiano. ER -