Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos
Título Evento
Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Nesta apresentação irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Abandono Precoce,Insucesso escolar,Desigualdades