Scientific journal paper Q3
Do projeto Marca Portugal ao Portugal Sou Eu: que políticas públicas para a Marca Portugal
Denise Henriques (Quintela, D.);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-19 11:59)

View record in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(English) From the “Portugal Brand Project” to “Portugal sou eu”. Which public policies for Portugal Country Brand?

Abstract
A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, uma forte competição entre os países, o que cria uma necessidade de diferenciação entre estes a que os governos procuram dar resposta através de políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm promovido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso socioeconómico. O agendamento político da Marca Portugal surge em 1999, caraterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas o tema da marca país ainda carece de uma teorização sólida, emergente de estudos de caso aprofundados. Com este artigo, pretende-se contribuir para colmatar esta lacuna, analisando as medidas desenvolvidas na Marca Portugal até 2015, identificando as ideias políticas que lhes estiveram subjacentes e explicando o que resultou desta trajetória.
Acknowledgements
Artigo aceite para publicação
Keywords
Análise de políticas públicas,Marca País,Marca Portugal
  • Sociology - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia