Artigo em revista científica
Do projeto Marca Portugal ao portugal Sou Eu: que políticas públicas para a Marca Portugal
Denise Quintela (Quintela, D.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, uma forte competição entre os países, o que cria uma necessidade de diferenciação entre estes a que os governos procuram dar resposta através de políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm promovido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso socioeconómico. O agendamento político da Marca Portugal surge em 1999, caraterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas o tema da marca país ainda carece de uma teorização sólida, emergente de estudos de caso aprofundados. Com este artigo, pretende-se contribuir para colmatar esta lacuna, analisando as medidas desenvolvidas na Marca Portugal até 2015, identificando as ideias políticas que lhes estiveram subjacentes e explicando o que resultou desta trajetória.
Agradecimentos/Acknowledgements
Artigo aceite para publicação
Palavras-chave
Análise de políticas públicas,Marca País,Marca Portugal
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Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia