Publication in conference proceedings
Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares
José Quintela (Quintela, José de Lemos);
6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico
Year (definitive publication)
2009
Language
--
Country
Portugal
More Information
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Abstract
Este trabalho tem como objectivo analisar os clubes/círculos de accionistas, programas específicos que visam a fidelização de accionistas singulares, enquanto dinamizadores da comunicação com os investidores particulares e como geradores de confiança e de transparência das empresas cotadas. Os clubes de accionistas remontam ao início dos anos 90 e apesar de terem mais de uma década, são ainda pouco divulgados. Têm expressão sobretudo em França e traduzem uma evolução do Governo das Sociedades que concretiza a vontade das empresas em melhorarem a comunicação com o accionista individual, no sentido de o fidelizarem. Em Portugal, o primeiro círculo de accionistas foi implementado apenas em 2008. Para o efeito as empresas desenvolvem um conjunto de acções que valorizam o status do accionista no seio da organização, proporcionando-lhes um conjunto de condições especiais. Os diferentes clubes/círculos de accionistas são analisados em função dos conceitos, formas de funcionamento e tipologias adoptados. Os clubes de accionistas/círculos de accionistas apresentam-se hoje como um instrumento importante de proximidade com o accionista e como veículo de restauração da confiança.
Acknowledgements
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Keywords
Comunicação,Comunicação Financeira,Governo das Sociedades,Transparência
  • Media and Communications - Social Sciences