Capítulo de livro
Perceções dos estudantes ciganos e dos técnicos dos projetos: escolhas sobre as trajetórias escolares de continuidade ao nível do ensino secundário
Bruno Baptista (Baptista, B.); Maria Manuela Mendes (Mendes, M. M.);
Título Livro
Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil: analisando contextos, demandas e processos
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-20 00:55)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste texto apresenta-se uma análise em que se procura confrontar as perceções dos estudantes ciganos e as dos coordenadores e técnicos dos projetos Escolhas sobre as trajetórias escolares de continuidade no ensino secundário por parte dos alunos ciganos na Área Metropolitana de Lisboa. Neste contexto e tendo por base uma análise exploratória de pendor qualitativo, analisam-se principalmente as perceções sobre os fatores motivadores e desmotivadores para a continuidade escolar, mas também os obstáculos, principais impactos, assim como, as dificuldades e desafios que se colocam no plano da intervenção social. Os dados que suportam esta análise foram recolhidos através de 18 entrevistas semi-diretivas a alunos ciganos inscritos no ensino secundário e entrevistas realizadas a técnicos e coordenadores de 5 projetos Escolhas localizados na Área Metropolitana de Lisboa
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Projectos escolhas,Perceções,Ciganos,Trajetórias escolares