Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Concepções Avaliativas no Ensino Superior de Administração
Título Revista
Meta: Avaliação
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Esta investigação teve como objetivo discutir as percepções de estudantes e de professores do ensino superior de Administração sobre o processo de avaliação das aprendizagens. Abordar tal processo se justifica pela produção acadêmica não abundar estudos com o propósito de analisar o processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior de Administração (BOLZAN; ANTUNES, 2015). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco, com estudantes, e de entrevistas semiestruturadas, junto a professores, de duas instituições de ensino brasileiras e duas portuguesas, tendo os achados sido analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostraram que os cursos superiores de Administração investigados estão ainda fortemente orientados por uma avaliação cujo principal propósito é classificar os estudantes. Nestas condições, parece emergir a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação no ensino de Administração, tendo em vista a utilização deliberada e sistemática da avaliação formativa para melhorar a qualidade das aprendizagens e da formação dos estudantes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação Formativa,Avaliação para as Aprendizagens,Ensino Superior de Administração,Avaliação Pedagógica
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais