Artigo em revista científica Q3
Concepções Avaliativas no Ensino Superior de Administração
Larissa Medianeira Bolzan (Bolzan, L.M.); Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Elaine Di Diego Antunes (Di Diego Antunes, E.);
Título Revista
Meta: Avaliação
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-11-19 21:37)

Ver o registo na Scopus


: 2.2
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta investigação teve como objetivo discutir as percepções de estudantes e de professores do ensino superior de Administração sobre o processo de avaliação das aprendizagens. Abordar tal processo se justifica pela produção acadêmica não abundar estudos com o propósito de analisar o processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior de Administração (BOLZAN; ANTUNES, 2015). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco, com estudantes, e de entrevistas semiestruturadas, junto a professores, de duas instituições de ensino brasileiras e duas portuguesas, tendo os achados sido analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostraram que os cursos superiores de Administração investigados estão ainda fortemente orientados por uma avaliação cujo principal propósito é classificar os estudantes. Nestas condições, parece emergir a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação no ensino de Administração, tendo em vista a utilização deliberada e sistemática da avaliação formativa para melhorar a qualidade das aprendizagens e da formação dos estudantes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação Formativa,Avaliação para as Aprendizagens,Ensino Superior de Administração,Avaliação Pedagógica
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais