Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal.
Título Revista
Dialogia
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político, incentiva-se o respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural. Pensando numa cidadania ativa, com voz e participação, este artigo cruza documentos nacionais e da UE com dados da observação e no grupo focal (GF) já recolhidos. Questiona-se a articulação entre as intenções políticas nestes documentos e a possibilidade de colocação em prática como modelo para jovens nos quotidianos escolares. O estudo na base deste artigo é desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam a Escola Quotidianos de Profissionalização, no Norte de Portugal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Cidadania nacional. Cidadania europeia. Escola. Jovens. Educação profissional
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
PD/BD/105705/2014 | Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT. |