Artigo em revista científica
Políticas públicas educacionais e a gestão escolar no Brasil
Soraia Carolino (Carolino, S. G.); José Luís Mendes dos Santos (Santos, J. L. M. dos.);
Título Revista
Cadernos do GPOSSHE
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
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N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-13 05:30)

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Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Políticas públicas educativas y gestión escolar en Brasil

(Inglês) Public educational policies and school management in Brazil

Abstract/Resumo
No Brasil, a evolução dos paradigmas educacionais fomenta a criação das Políticas Públicas na Educação. Estas são um conjunto de Leis, programas e ações implementadas pelo Governo, que fomentam o acesso, a permanência e a qualidade da Educação para todos os cidadãos. O presente trabalho busca resgatar o percurso histórico destas políticas no que se refere à gestão escolar, procurando enquadrar legalmente e profissionalmente o cargo responsável pelo mesmo, o gestor escolar, além de enveredar por suas atribuições. A metodologia utilizada para o estudo em questão foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto, usou-se como fonte de consulta textos científicos referenciados e registros oficiais que tratam da legislação educacional brasileira, além de informações de programas e projetos específicos acerca do tema investigado. Ao final, lançamos um olhar sobre o percurso deste profissional e o que se espera deste profissional na atualidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Educação,Gestão educacional,Políticas públicas