Artigo em revista científica
Representação Mediática do Presidente dos Afetos num Tempo de Pandemia
Bruno Frutuoso Costa (Costa, B. F.);
Título Revista
Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
--
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 6

(Última verificação: 2024-12-20 15:23)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo científico estuda a representação mediática do Presidente da República Portuguesa em contexto de pandemia de Covid-19, decretado pela Organização Mundial de Saúde. Com o intuito de compreender os traços gerais da mediatização de Marcelo Rebelo de Sousa, analisou-se os textos jornalísticos publicados durante um mês por quatro jornais diários generalistas portugueses – Correio da Manhã, Observador, Público e SIC Notícias. O corpus de análise é constituído por 375 conteúdos mediáticos. A observação evidencia uma produção noticiosa intensa: publicaram-se em média 12 textos por dia, predominantemente com uma dimensão extensa (53,3%), um ângulo neutro (45,1%) e em forma de notícia (85,9%). Marcelo é o acontecimento e a figura central em cerca de 80% do material jornalístico. A referência aos afetos tem uma representação significativa de 44,5%. Este estudo empírico demonstra como as mudanças contextuais e comportamentais impostas por um tempo de pandemia, condicionaram e influenciaram a mediatização do Presidente da República.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave