Resumo CV

Maria de Lurdes Teixeira é licenciada em Sociologia (pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto), possui mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta) e doutourada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa.

É docente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte e no Instituto de Ciências da Saúde do Norte – CESPU, desde 1997, onde tem lecionado um vasto conjunto de unidades curriculares da área das ciências sociais e da sociologia e sociologia da saúde, em particular. Ao nível do ensino pós-graduado tem lecionado diversas unidades curriculares do seu domínio científico em cursos de pós-graduação e no Mestrado em Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde. A convite da Universidade de Aveiro tem realizado diversos seminários temáticos a cursos da área das ciências da saúde. 

É Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE – IUL, onde desenvolve investigação em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, na área das políticas de saúde e dos cuidados de saúde primários, e do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Tecnologias da Saúde (IINFACTS-CESPU).

Tem participado em inúmeros eventos científicos, com apresentação de comunicações e como organizadora/moderadora de mesas temáticas. Das várias publicações já efectuadas, destaca o livro “A Reforma do Centro de Saúde: percursos e discursos”, resultante da sua investigação de doutoramento sobre a reforma dos cuidados de saúde primários em Portugal.

Sociologia Ciências Sociais